Times de alto desempenho

Como desenvolver times produtivos e foco em resultados



O principal recurso das organizações são as pessoas, e como já afirmado por Simon Sinek, se um gestor não entende de pessoas, então não entende de negócios. Portanto, a gestão das pessoas de forma estratégica, é fundamental para o sucesso de uma empresa. Mas como desenvolver um time de alto desempenho e com foco em resultados? Este é um dos assuntos que serão abordados neste artigo.

DIMENSÕES DO ALTO DESEMPENHO COLETIVO

Segundo os pesquisadores americanos, Teresa Amabile e Steven Kramar, o alto desempenho coletivo dentro de uma organização é composto por quatro dimensões: criatividade, produtividade, comprometimento e coleguismo. Muitas organizações modernas já utilizam estes critérios em suas avaliações de desempenho e tem como foco no desenvolvimento de seus times.

• Criatividade – é a capacidade das pessoas de apresentarem ideias novas e úteis. Está relacionada principalmente à solução de problemas, ou inovação e melhoria de processos. A criatividade é um dos fatores cruciais para o alto desempenho na atualidade, porém este fator apenas é insuficiente.

• Produtividade – Em uma empresa consiste nos resultados gerados sobre os recursos utilizados para isso. Resultados podem ser: receita, vendas, produtos, serviços realizados e etc. Já os recursos utilizados estão relacionados à: custos, tempo, pessoas, matéria prima e etc. Quando se trata de produtividade pessoal, refere-se às atividades realizadas ao longo do tempo, considerando a execução de atividades que realmente agregam valor.

• Comprometimento – é referente à atitude das pessoas, ao comprometimento com os objetivos, projetos, ao time e a organização. Possui relação direta com as motivações individuais.

• Coleguismo – caracteriza-se pelo engajamento das pessoas e é atribuído a qualquer atitude que contribua para a coesão do time.

METAS ESTRATÉGICAS

Além do desenvolvimento das quatro dimensões do alto desempenho, é extremamente importante a estruturação de metas estratégicas. Com isso, é possível medir o progresso e potencializar o foco em resultados. Estas metas devem estar alinhadas com as estratégias da empresa e serem divididas nos três níveis da organização: estratégico, tático e operacional.

A metodologia BSC (Balanced Scorecard) é extremamente eficaz para desenvolvimento de estratégias e avaliação de desempenho organizacional. Diante disso, as metas estratégicas devem ser estruturadas para as seguintes frentes: financeiro, cliente, processos e pessoas. Para cada uma, são estruturados os respectivos indicadores de desempenho.
Com as estratégias e objetivos de cada área bem definidos, as metas de alcance são estruturadas e divididas em métricas para atingimento. Ou seja, em metas menores e em vertentes diferentes. Por exemplo, um setor de vendas tem como meta estratégica o aumento total das vendas em 15% e para isso, tem metas de aumento de vendas online, no varejo, e ainda, metas de número de contatos com clientes. Cada uma dessas métricas permitirá o aumento das vendas em 15%.

A função principal de um líder é influenciar pessoas a realizarem algo da melhor maneira. A partir deste entendimento e do que foi abordado neste artigo, é extremamente importante para o sucesso da organização, a gestão estratégica das pessoas. Portanto, os líderes devem desenvolver as quadro dimensões do alto desempenho, através de treinamentos e proporcionar um ambiente propício à criatividade e produtividade. Além disso, devem estabelecer objetivos e metas claras, pessoais e organizacionais, para o engajamento e o acompanhamento dos resultados.

Referências e indicações: O princípio do progresso. Amabile e Kramer, 2011. Livro. Fatores críticos na implementação do Balanced Scorecard. Prieto et al. 2006. Artigo.


Gabriel Lopes

Profissional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Atua na área de gestão de pessoas com: capacitações,  treinamentos e desenvolvimento de lideranças. Além disso, cursa especialização Black Belt em Lean Six Sigma, para otimização de processos.

Sua carreira profissional iniciou em uma multinacional italiana, onde teve a oportunidade de liderar uma equipe, implementar projetos e comandar o planejamento industrial da empresa. Neste período, através de um mentor dentro da Organização, despertou o interesse por liderança e gestão de pessoas. Seu objetivo profissional é auxiliar executivos, gestores e jovens profissionais, a se desenvolverem como líderes.




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