Em alguns dos meus treinamentos para líderes, costumo fazer a seguinte pergunta: quem aqui trabalha com negociações? E na maioria das vezes, poucos participantes levantam a mão. Esta é uma ideia que não apenas os líderes, mas qualquer pessoa deveria entender. Diariamente nós estamos envolvidos em todo o tipo de negociação. Desde um casal escolhendo um filme para assistir, a comida que será preparada para o jantar, ou um pai convencendo o filho que é importante comer legumes, e até um profissional solicitando aumento salarial para o seu chefe. Esses exemplos e muitos outros do nosso dia a dia, representam negociações que vivenciamos de forma desapercebida, e que, se não soubermos lidar, nos tornam reféns das vontades das outras pessoas, conforme foi abordado no artigo publicado neste portal: Como não se tornar um refém.
A SUA IMAGEM CHEGA ANTES DE VOCÊ
Talvez, mais importante que o tema da negociação, seja quem está negociando. Ótimas oportunidades de acordo podem ser perdidas pelo fato de um dos lados não apresentar uma boa imagem, ou não possuir legitimidade, e portanto, não passar confiança. Estes três fatores podem decidir o resultado antes mesmo das pessoas chegarem à mesa de negociações. Logo, é preciso trabalhá-los diariamente nas relações, seja com o time, com os superiores, os clientes, fornecedores e os colegas dentro da empresa.
A imagem, legitimidade e confiança estão relacionadas com o quão coerente um líder é com seu discurso. A percepção das pessoas sobre nós é formada através dos comportamentos que adotamos no dia a dia e estes, devem estar de acordo com aquilo que queremos comunicar. A seguir, alguns exemplos de comportamentos que podem impactar negativamente na confiança das pessoas com um líder:
NEGOCIE COM PRINCÍPIOS
Willian Ury, uma das maiores referências em negociação, desenvolveu junto com outros autores, um método de negociação extremamente eficaz e que é utilizado em diversos países, por empresas, advogados e até mesmo diplomatas. A metodologia foi desenvolvida na Harvard Law School (Escola de Direito de Harvard) e chamada de negociação por princípios, ou, também conhecida por método de negociação oficial de Harvard. A seguir, apresentarei cada princípio de uma forma breve.
ETAPAS DE UMA NEGOCIAÇÃO
Para aplicar todos estes conceitos abordados até aqui, estruturei dez passos para desenvolver qualquer tipo negociação. São etapas que seguem uma linha lógica e para criá-las, me baseei nos trabalhos dos autores citados neste e no outro artigo citado, em três cursos de negociação que participei nos últimos anos, além da minha experiência prática com líderes.
Profissional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Atua na área de gestão de pessoas com: capacitações, treinamentos e desenvolvimento de lideranças. Além disso, cursa especialização Black Belt em Lean Six Sigma, para otimização de processos.
Sua carreira profissional iniciou em uma multinacional italiana, onde teve a oportunidade de liderar uma equipe, implementar projetos e comandar o planejamento industrial da empresa. Neste período, através de um mentor dentro da Organização, despertou o interesse por liderança e gestão de pessoas. Seu objetivo profissional é auxiliar executivos, gestores e jovens profissionais, a se desenvolverem como líderes.
Desenvolvimento de lideranças como pilar estratégico do negócio
A demanda global por engenheiros, de todos os setores, no exterior cresce diariamente
Uma das coisas que precisamos estar bastante atentos é no mensageiro das notícias (postagens e mensagens) que recebemos.
NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300
2022 - Instituto Life Coaching