Como turbinar os resultados

Aplique duas simples atitudes. Todos sabemos que metas são passos em direção a um objetivo.



Após ter lido, e de preferência estudado, 7 JOÃOZINHOS 7 MARIAZINHAS – Transformando Atitudes Empreendedoras em Sucesso, e considerado cada tópico deste conteúdo, acredito que é o momento de começar a tomar atitudes. No livro citado acima trazemos três atitudes que consideramos importantes para alcançarmos o sucesso: assumir riscos, enfrentar responsabilidades e buscar resultados. Aqui vamos trazer mais duas, também, muito importantes: Estabelecer metas e cumprir metas.

Estabelecer metas

Todos sabemos que metas são passos em direção a um objetivo. Ao decidir modelar um negócio teremos que estabelecer esses passos e começarmos a caminhar em direção ao nosso modelo. Para isto, as metas terão que ser, basicamente: pontuais, quantificadas e datadas.

Metas pontuais

A pontualidade de uma meta visa atingir um ponto específico, que não deixa espaço para desvio de direcionamento. Ela tem que ir do ponto de partida até o ponto de chegada de forma bastante clara e específica. Vejamos o exemplo a seguir.

Para uma meta anual de fidelização de 1200 clientes. Temos que fragmentar esta meta para as quantidades mensais, semanais e diárias. Sendo que a meta mensal, são 100 clientes, a meta semanal, são 25 clientes e a meta diária, 5 clientes.

Todos os outros pontos relacionados a esta meta terão que acompanhar a mesma proporção, ou seja, se para cada cliente fidelizado precisamos de, por exemplo, 5 clientes introduzidos, então, a nossa meta de introdução passa a ser a seguinte: meta anual, 6000 clientes, mensal, 500 clientes, semanal, 125 clientes e diária, 25 clientes.

Sucessivamente, se precisarmos, para cada cliente introduzido, de, por exemplo, 5 clientes atraídos, então, a meta de atração passa a ser: anual, 24000, mensal, 2000, semanal, 500 clientes e diária, 100 clientes. Ilustrando:

Meta diária semanal mensal anual
Atração 100 500 2000 24000
Introdução 251255006000
Fidelização 5251001200

 

Metas quantificadas

No exemplo apresentado vemos a quantificação da meta, seguindo paralela com à pontualidade. Vale ressaltar que na prática haverão oscilações de resultados e, consequentemente, de valores, daí a importância da fragmentação da meta, pois através da mesma será possível corrigirmos os rumos dos resultados, mantendo-os na direção projetada.

Metas datadas

Estabelecer datas para o atingimento das metas, proporciona o acompanhamento eficaz dos resultados.

É necessário enfatizar que a data de partida, ou seja, o início da busca da meta tem a mesma importância que as datas intermediarias e a data final. Esse é o processo conhecido como cronograma.

Em suma, para tudo que formos realizar vamos precisar estabelecer metas e o mais importante, cumpri-las. É o que veremos a seguir.

Cumprir metas

Pensamos que alcançarmos objetivos é um fim em si mesmo. Entretanto, a partir deste momento descubro que não, que tudo se torna um começo. Mesmo o fato de um dia morrermos, nós cristãos, entendemos que ali é o começo da espera pelo dia da ressureição.

A semente precisa morrer para germinar. O cordão umbilical precisa ser cortado para a vida se iniciar. Quando alcançamos um objetivo, que um dia foi um sonho, um desejo, ou uma vontade, chegamos a um ponto de reinicio.

Sonhamos em ter um negócio e quando alcançamos isso, começa uma nova jornada. Quando alcançamos uma meta começa uma nova etapa. Então, estamos lutando sempre pelo começo de algo, isto é maravilhoso. Daí que nossos objetivos têm que ser os melhores possíveis, pois eles serão a continuidade de nossas vidas e, por certo, das pessoas que nos cercam. Como já sabemos as metas são a divisão desses objetivos em partes as quais teremos maiores condições de alcança-las, por se tornarem passos, pois não se faz uma caminhada com apenas um passo, pois isso não seria uma caminhada.

Não paramos parar pensar, mas nossa agenda diária é a mais perfeita lista de metas que temos, então precisamos estar mais conscientes na formulação dessa agenda. Precisamos identificar os intrusos invasores, aqueles que penetram de forma sorrateira na nossa agenda contaminando nossos pensamentos que se tornarão nossos sentimentos e por certo nossos comportamentos, como já fora apontado em outro momento desse trabalho, tirando nosso foco do que realmente importa, do que realmente vai fazer a diferença nos nossos resultados, sejam eles quais forem, ou seja, de ordem familiar, pessoal, profissional, empreendedora, espiritual, etc.

Neste ponto já estamos avançados, pois já passamos pelo estabelecimento das metas e agora precisamos cumpri-las, este agora é o nosso grande desafio.

No próximo tópico vamos falar de algo extraordinário para alcançarmos tudo que nos referimos e mesmo para o que não nos referimos. Algo que, sem dúvida, é a chave sem a qual não trilharemos os trechos aqui apontados. Continue lendo e descobrirá do que estou falando e poderá tirar suas próprias conclusões, se não é, realmente, indispensável o próximo e último trecho que trataremos neste trabalho.

Por: Osmar Marinho
Consultor Empresarial

Fase atitudinal – trecho do livro F.O.C.C.O.

 





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