A vida interior no trabalho

Como gerar satisfação, empenho e motivação no trabalho



O que motiva os colaboradores? Um líder precisa saber exatamente o que faz as pessoas irem para o trabalho todos os dias, e o que os motiva a ter o melhor desempenho. As respostas para essas perguntas estão na vida interior no trabalho. Neste texto iremos compreender o que é a vida interior no trabalho e qual a sua importância para o sucesso da Organização.

O QUE É VIDA INTERIOR NO TRABALHO?
A vida interior no trabalho se manifesta de forma não verbal, ou seja, é algo muito mais profundo do que é dito em reuniões com o chefe, ou em pesquisas de clima organizacional. É a parte invisível da experiência que cada um vive no trabalho. Por exemplo, imagine um gestor em uma reunião com seu time, fazendo uma crítica negativa devido a atrasos de pedidos. Este gestor talvez possa perceber que algumas pessoas não gostaram da crítica ou que discordaram das ideias em função dos argumentos ou das suas expressões faciais. Porém, o que ele provavelmente não irá perceber, é o sentimento de raiva de alguns, por acharem injustas as críticas, ou a frustração por não terem atendido as expectativas, ou ainda, a sensação de desconfiança por acharem que o gestor não tem legitimidade para o cargo. Este é apenas um dentre vários exemplos que podem ser citados para demonstrar como a vida interior no trabalho se manifesta. Ela representa a experiência de cada um através dos pensamentos, sentimentos e motivações desencadeados pelos eventos, durante a jornada de trabalho.

O termo “vida interior no trabalho” foi criado por Teresa Amabile e Steven Kramer, ambos professores e pesquisadores americanos, após uma pesquisa realizada por eles, com mais de 12 mil relatos diários de colaboradores de empresas. Foi identificado, no fim da pesquisa, que a experiência de cada indivíduo no trabalho é a soma das percepções (forma como se percebe os colegas, o trabalho e a empresa), das emoções (sentimentos e grau de intensidade sentidos) e motivações (os fatores motivacionais e propósitos). Esses três aspectos interferem não só na experiência, mas também na criatividade, motivação e progresso de cada um no trabalho.

POR QUE A EXPERIÊNCIA NO TRABALHO É IMPORTANTE?
Se a vida interior no trabalho é uma experiência individual, por que então este é um fator tão importante para um líder? Porque ela é desencadeada pela forma como reagimos aos eventos diários. E quando várias pessoas vivenciam os mesmos eventos, ao mesmo tempo e com frequência, elas têm experiências pessoais extremamente parecidas. Em função disto, impactando diretamente no progresso da Organização.

COMO MELHORAR A VIDA INTERIOR NO TRABALHO?
A chave para o progresso das organizações, é criar as condições ideais para uma excelente vida interior no trabalho das pessoas. Para isso, o líder deve analisar as percepções de cada um perante a empresa, ter empatia para compreender os sentimentos das pessoas, identificar os propósitos individuais e conectá-los com o propósito da Organização. Além disso, o líder deve ser capaz de administrar o progresso, potencializando as pequenas vitórias individuais e coletivas, como: metas atingidas, aprendizados, trabalhos bem feitos, evoluções diárias, elogios e críticas construtivas. Com isso, irá diminuir a carga emocional dos eventos negativos da jornada de trabalho. Este é o princípio para se obter criatividade, inovação e progresso.

Deixo como indicação de leitura para aqueles que quiserem se aprofundar no tema, o livro: O Princípio do Progresso, dos autores citados: Teresa Amabile e Steven Kramer.


Gabriel Lopes

Profissional de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas

Atua na área de gestão de pessoas com: capacitações,  treinamentos e desenvolvimento de lideranças. Além disso, cursa especialização Black Belt em Lean Six Sigma, para otimização de processos.

Sua carreira profissional iniciou em uma multinacional italiana, onde teve a oportunidade de liderar uma equipe, implementar projetos e comandar o planejamento industrial da empresa. Neste período, através de um mentor dentro da Organização, despertou o interesse por liderança e gestão de pessoas. Seu objetivo profissional é auxiliar executivos, gestores e jovens profissionais, a se desenvolverem como líderes.




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