Você quer realmente ser produtivo e não viver reclamando que não tem tempo para nada?
Se sim, é importante se acostumar a planejar o seu dia.
Criar um novo hábito demora um pouco e precisa ser repetido até se instalar, e quando enxergamos os resultados, não deixamos mais de praticar, mas isso leva tempo, é preciso paciência.
Quando não temos planejamento, corremos o risco de chegarmos ao final de um dia, uma semana, um mês, e até mesmo um ano extremamente exaustos e frustrados, com aquela sensação de tempo perdido, porque nada foi realizado.
Ter uma rotina vai muito além de seguir uma agenda
O significado de rotina no dicionário é: caminho utilizado normalmente, itinerário habitual…
A rotina serve para transformar nossas atividades diárias em algo natural.
Vejamos: quando você acorda, você se espreguiça, levanta, vai ao banheiro, escova os dentes todos os dias praticamente na mesma ordem, mesmo que não esteja na sua casa, certo? Não precisa nem pensar, apenas faz. Mas, algum dia, certamente sua mãe, seu pai, alguém ensinou estas atividades e você começou a fazer. No início, você se esquecia, e eles insistiam com você todos os dias até que você aprendeu. Eu sou mãe e sei bem como é: “Já escovou os dentes???”
As rotinas nascem de um processo, não do dia para a noite.
Um bom exemplo disso, que vejo na prática, é com a metodologia da escola do meu filho. A maioria das escolas tem o modelo tradicional da famosa “semana de provas”, o terror da criançada, me lembro bem disso. Já a escola do meu filho, utiliza um modelo diferente que acho muito interessante e explica o porquê de seus alunos serem referência de excelentes resultados. As provas acontecem toda semana, a chamada V.A. (verificação de aprendizado), com isto, os alunos criam o hábito de estudar, a matéria não se acumula, o “frio na barriga” por causa da prova também diminui, prova virou rotina, algo normal. Entendem?
Mas vamos lá, como criar rotina?
E…
Não faça várias tarefas ao mesmo tempo.
Não se comprometa além do que você pode realizar.
Lembre-se que frustração é expectativa mal dimensionada.
Personal e Professional Coach, membro da Sociedade Brasileira de Coaching
Renata Cunha, 39 anos, é membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCOACHING) desde 2016. É formada em administração de empresas pela Universidade de Taubaté – UNITAU – com pós-graduação em gestão de logística empresarial pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP. 15 anos de experiência em gestão de pessoas. Possui uma carreira sólida na área financeira em multinacionais. O coaching entrou em sua vida quando, informalmente, conheceu o idealizador do Instituto Life Coaching e grande amigo Mario Meireles, que em pouco tempo, a mostrou o caminho para aquilo que viria a ser sua missão de vida. Ele a dizia: “você é coach, só não sabe disso ainda”. Sua missão: despertar nas pessoas o que de melhor possuem dentro de si, e ajudá-las a desabrochar, encontrando seus verdadeiros propósitos. Acredita que a vida é curta demais para ser pequena e que somos grandes demais para não doarmos o nosso melhor ao mundo.
Dentro de mim, tenho a certeza de que não tenho concorrentes, só estou competindo contra mim mesmo!
Nem sempre quem tem algum vício de linguagem percebe, mas para quem ouve chega a ser insuportável, muitas vezes
NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300
2022 - Instituto Life Coaching