Certa vez, em um dos cursos que fiz sobre PNL, ouvi de nossa treinadora Sirley Gonzalez a seguinte frase: – Ao lavar a louça, lave a louça. Confesso que naquele momento a ficha caiu somente pela metade, entendi que se tratava de fazer não importa o que com atenção, mas não interiorizei aquelas palavras como deveria, mas inconscientemente, elas reverberaram em mim por muitos anos. Aquela máxima de que falar é fácil, mas meus talheres continuaram engordurados.
Lembre-se, não é por que alguém ensina que o outro aprende.
Lavar a louça, escutar o podcast da Oprah, postar o café quentinho recém passado e ficar atenta se a cadela já acordou ou não para alimentá-la, é um pretérito bem recente na minha vida. Costumava (e ainda me pego caindo em armadilhas) fazer várias coisas ao mesmo tempo, e quando eu percebi, minha vida estava no automático, e a sensação de “ter” que fazer é cheia de ansiedade, porque parece que nunca é o suficiente, e não é mesmo! Sabe por que? Porque fica mal feito e além do retrabalho de ter que lavar o talher engordurado, vem o pensamento de incapacidade, desatenção, esquecimento e desrespeito consigo. Coisa doida né. Isso tudo é nosso cérebro falante, respondendo aos estímulos que recebe, não importam quais, ele nos obedece, somos nós os criadores da nossa realidade. Sim. E ouvimos tanto isso que parece que a gente aprendeu, só que não, nós simplesmente ouvimos, entra por um ouvido e sai pelo outro.
A LEI DO PRESENTE.
Recentemente, relendo pela vigésima vez o livro de Deepak Chopra, As Sete Leis Universais do Sucesso, me desafiei a praticar cada uma delas por 21 dias, meditar e vivenciar as leis, perceber o efeito delas em minha vida, já que são leis do sucesso, quero que todas as minhas células entendam esse recado tão precioso. E a primeira lei – A lei da potencialidade pura me remeteu aos meus talheres sujos. Só se alcança a potencialidade, com atenção plena. Não sei quanto a vocês, mas as redes sociais me tiram muito a atenção daquilo que é prioridade, e quando vejo, aquele conteúdo importante de início, se transformou em dancinha do TikTok. MEU TEMPO É PRECIOSO! EU ESCOLHO O QUE FAZER COM ELE! E isso tem tudo a ver com a primeira lei. O meu tempo é agora. Quando um grande amigo, um dia me disse que eu não possuía nada, que nada me pertencia, nem mesmo a roupa que estava vestindo era minha, disse a ele que estava errado, que eu tinha sim algo muito precioso, o meu presente momento. Nascemos com três certezas na vida (apud A. Cruz), a da morte, dos impostos e dos talheres na primeira gaveta do armário, que os talheres estejam limpos!
COMO CHEGAR LÁ?
Meditação – Lavar as louças é uma excelente forma de meditar! Aquiete a mente, que seja por cinco minutos somente, ouvimos falar tanto disso, por que será? Faça e encontre sua própria resposta. Não é balela, funciona, e está mais do que na hora de nos rendermos de coração á essa verdade curadoura.
Agradecer – Conte suas pequenas benção diárias, o alimento na mesa, um beijo de despedida, a chuva, uma lambida do seu cachorrinho. Somos felizes a todo instante, basta estar presente e dar o devido valor àquilo que realmente merece.
Não julgar – Cada um tem seus motivos para agir como age. O “deixar pra lá” pode salvar muita gente da depressão. Ficar pressupondo pelo outro ou achando o que um deveria fazer ao invés do que fez, é uma tremenda perda de tempo e energia. Vamos olhar para o nosso umbigo.
Natureza – Tudo que é natural salva. Escute o som dos pássaros, a água, o vento… Perceba as cores as seu redor, ande na grama, na terra, na areia. Ingira o natural… Sem nojinho, se entregue, somos parte de tudo isso, se misture com a máxima do Universo. Potencialize-se.
Independentemente do que desejas, se vai lavar a louça, LAVE A LOUÇA! O encontro com o que desejamos já nos pertence, basta se permitir e abraçar.
Sugestão de leituras complementares:
As Sete Leis Universais do Sucesso – Deepak Chopra
O Poder do Agora – Eckart Tolle
Amor Líquido – Zygmunt Bauman
A Insustentável Leveza do Ser – Milan Kundera
Treinadora Comportamental
- Educadora Cultural e empresária no ramo educacional há 28 anos. - Formada em Letras com especialização em Gestão Escolar. - Pós graduanda pela PUCRS em Neurociência e Comportamento. - Positive Coach e Master em Programação Neurolinguística. -Fundadora do Projeto A.Cor.Da! para jovens adolescentes e professores "Busco a felicidade e inspiro pessoas a fazerem o mesmo. Amor próprio, autoconhecimento e aprendizado constante nos levam à plenitude."
Dentro de mim, tenho a certeza de que não tenho concorrentes, só estou competindo contra mim mesmo!
Nem sempre quem tem algum vício de linguagem percebe, mas para quem ouve chega a ser insuportável, muitas vezes
NOVO ENDEREÇO
Av Santa Catarina, 861- sala 14
Vila Mascote, São Paulo - SP, 04378-300
2022 - Instituto Life Coaching